segunda-feira, 16 de abril de 2012

Review: Mirai Nikki (Cap'n Moeblob X Hyourinnmaru)

MASSIVE SPOILARZ


Sinopse

Yukiteru é considerado por muitos um rapaz estranho, não só pela sua dificuldade em fazer amigos, mas também como acha que a vida não passa de um jogo onde ele é um espectador. Tudo que este vê em seu redor anota no seu Telemóvel, fazendo dele uma espécie de diário. Um dia Yukiteru conhece um ser chamado Deus Ex Machina e ganha deste, o poder de prever o futuro, através do seu Telemóvel, agora como Mirai Nikki(diário do futuro). De inicio uma bênção, rapidamente torna-se numa maldição! Yukiteru terá que usar o poder do seu Mirai Nikki para sobreviver num jogo perigoso, envolvendo outros onze assassinos e psicopatas. O ultimo que ainda estiver vivo e possuir o Mirai Nikki será o sucessor de Deus. Nisto surge uma rapariga misteriosa, Yuno, que apaixona-se loucamente por Yukiteru dizendo que irá protege-lo, o que está por traz de Yuno? Quem será o sucessor de Deus?

Personagens

Ao contrário de Shitty Crown, Mirai Nikki tem personagens com alguma depth, passados interessantes e tem PLOT! Algo confuso mas tem plot. Anyways, não estou aqui para falar do plot mas sim das personagens! Vamos lá começar isto com...



O portador do Primeiro future diary, a personagem que eu mais odeio e o amor incondicional de Yuno, Amano Yukiteru. Meu deus. Este rapaz. Ele começa mais ou menos como o Shoe de Guilty Crown, um pussy de 1º grau, chora por tudo e por nada e é estupidamente inútil. True, ao fim de 18 EPISÓDIOS, that's right 18, ele resolve ganhar um parzinho pequenino de balls e tentar ser um homem. Claro que é tudo um plano engendrado pela Yuno, e depois quando descobre que ela o andou a mentir volta a ser o pussy que era. Pelo menos no final, mesmo lá bem no final, ele resolve ser útil e tenta defender-se a si próprio e tenta ajudar a Minene mas falha miseravelmente e no fim acaba “sozinho” e com um cabelo simply fabulous.

"Just look at dat hair!"


Portadora do segundo Future Diary, a extremamente amável, cute e godly Gasai Yuno!! (Not biased) Gasai Yuno é o main love interest do protagonista e oh boy, como ela gosta dele! Ela é uma verdadeira yandere ao contrário de tantas outras que andam por ai. Ela é capaz de matar sabe-se lá quantas pessoas sem quaisquer remorsos, tudo pelo seu amado Yukki, pois este foi o que a salvou. Este comportamento veio da sua infância atribulada e da forma como os pais a tratavam, ela chegava a passar semanas enjaulada, sem ser alimentada e sem lhe ligarem nenhuma devido aos problemas psicológicos da mãe dela e à ausência do pai. Um dia ela fartou-se, drogou os pais e fez com que eles sofressem o mesmo que ela, foi a partir dai que a sua personalidade fria e violenta surgiu. Como não há muitas palavras para descrever esta rapariga fica aqui uma compilação dos seus momentos mais awesome.


Agora temos o portador do 3º diário e eu nem me lembrava desta personagem. Ele não interessa, morre em todos os mundos e é o professor do Yukiteru.


Este é o 4th, o polícia da série, Keigo Kurosu. Ele é o único que realmente merece ganhar este jogo e tornar-se Deus para que consiga salvar o seu filho doente. Keigo é um homem calmo e justo sendo o único objectivo dele ao participar no jogo parar os homicídios causados pelos psicopatas que participam no jogo. Granted, ele não fez um bom trabalho e essa não era a verdadeira razão de ele estar metido no jogo mas a intenção é que conta e ele só quer praticar o bem.


This creepy little shit is Reisuke Houjou/5th. Ele quando crescer tem um excelente potencial de se tornar como a Yuno. Aliás, ele no segundo mundo até é parecido à Yuno, os pais dele foram mortos num massacre do culto da 6th e a partir daí o rapazinho começou-se a passar dos carretos. Ainda não percebi como é que um puto de 4 anos arranja uma mascara de gás e sabe mandar vir coisas e enfim. Isto é anime não posso pedir cenas com lógica. No fundo, ele só queria trazer os pais de volta, coisa que não ia correr muito bem como alguns de vós sabem.


Agora temos a 6th que é outra personagem que eu odeio completamente porque é uma cabra.A minha maneira de a descrever é esta “omg I was gang raped now I'm gonna be a bitch to everyone DD: Yukkii love meeeeeeee”. Nada biased. Mas pronto como já disse ela foi gang raped pelos seus followers desde que as mamas delas apareceram e por isso ela ficou uma cabra autentica e tenta roubar o Yukki e quase que faz com que, a Yuno seja violada. It didn't end well.



Um dos meus couples favoritos e eu até queria que estes ganhassem o jogo... Mas não se pode ter tudo na vida. Estes são o 7th um dos casais mais realistas que vi num anime e eu adoro-os simplesmente. Ora a jovem chamada Ai foi abandonada pelos pais dela e adoptada pela 8th onde conheceu Marco que também tinha sido abandonado e foi ai que tudo começou. Eles viviam juntos, frequentaram a escola juntos e foi Marco quem encontrou a Ai quando ela foi abandonada, por isso era inevitável que eles se apaixonassem. No anime decidiram inventar que ela tinha sido gang raped (cena horrível) para “conectar” melhor com o publico e ao contrário da Tsubaki/6th, desta vez resultou. No fim, a Yuno acaba por matar a Ai e o Marco morre ao tentar salvá-la, mas felizmente tiveram um bom fim.



… Yeah. Eu não sei porque é que a cabeça dela é do tamanho da Lua. Eu acho que não há mesmo uma razão legitima. É assim porque é uma mutação.... Yeah. Anyways! Esta aberração da natureza é a 8th aka Kamado Ueshita e ela tem um orfanato chamado Mother's Home onde recruta pessoal para se tornarem wannabes Diary Holders através do seu Future Diary e foi ela que tomou conta dos 7th. À parte disso, não sei porque é que ela se meteu no jogo além de arranjar maneira de conhecer o seu futuro marido(?) 11th.


THIS WOMAN! THIS GODDAMN WOMAN! Tanto love. Such a good character! Ok chega de favoritismos. Esta awesome-tier character é a Minene Uryuu aka 9th e é a terrorista do anime. Como muitas outras personagens de Mirai Nikki, os pais dela morreram quando foram de ferias para o Middle East e ela ficou por lá e teve de se aguentar sozinha. Devido à sua difícil infância, ela odeia qualquer religião e sendo uma terrorista, ela tenta matar pessoal religioso. Apesar de parecer uma besta autentica, Minene é uma rapariga com bom coração, caridosa e acima de tudo forte mas ela prefere afastar-se dos outros coisa que não resulta muito bem mais para o fim do jogo e eventualmente é morta pelo o Yukki. Hah close but no. Como ela é awesome-tier, o Deus salva-a e transforma-a num wannabe Deus para ela tentar parar a insane Yuno de destruir o segundo mundo. Não correu muito bem mas mesmo assim saiu de lá viva, teve um final feliz com o Nishijima, o policia que andava a persegui-la, e bebés voadores. That's right. 



Este homem é o 10th e ele, tal como o 3rd também não interessa muito. A única coisa que interessa é que ele teve uma filha com mamas do tamanho da cabeça da 8th que virou bff do Yukki durante algum tempo mas felizmente morreu. Oh he also loves his dogs.


HEIL HITLER. Pretty much. Este bro, Jonh Bacchus, é o mayor da cidade onde a história se passa e o criador dos future diaries e ele tem o seu proprio diario, ZA WATCHA, que dá para ler o que está nos outros diarios. Ele criou este jogo para conquistar o mundo! Maaaaas ele leva um headshot da nossa querida Yuno e lá se vai o sonho dele. No terceiro mundo ele atira-se à 8th  e eles tem... belos filhos... belos... Oh god why.


Este gajo pah. Ele devia ser o MC deste anime, ou pelo menos aparecer mais vezes. Esta carismática personagem é o 12th aka Yomotsu Hirasaka. He is the HERO OF JUSTICE. Ele aparece pela primeira e ultima vez no “arc” da 6th a tentar matar o culto dela porque ele acha que o que eles estão a fazer é evil e afinal... ele é o HERO OF JUSTICE. Palavras não conseguem descrever a awesomeness deste homem so watch this

"Yes, you are".


Este não tem nenhum diário mas é muito importante pois ele é o amigo imaginário do Yukki e o bicho que começou este jogo juntamente com o 11th e surprise, surprise, foi ele quem criou o mundo e porras assim. Ele só serviu para começar e controlar o jogo, morrer e destruir o mundo.


Murmur é a assistente de Deus, também foi ela quem entregou a todos os candidatos o seu diário. Adora videojogos e ler manga, as suas acções por vezes são baseadas neste dois mundos. Muito pouco se sabe acerca de Murmur embora tenha aparência de criança, o uso de 'noja no final das suas frases leva a crer, que é viveu tanto ou mais do que Deus. Porem ao longo de Mirai Nikki veremos que os seus motivos nem sempre eram os mais honestos.Desde fazendo alianças com outros candidatos a fim de tomar o lugar de Deus, já perto do final assistiremos ao nascimento da super Murmur! tanto ou mais batshit que Yuno, bem mais selvagem é! RAAAWWR 'noja

Seiyuu 

Falando em matéria de Seiyuu, começo com a surpreendente Tomosa Murata, que só desempenhou um papel primário antes, o de Iris Eris da serie: Legend of the Legendary Heroes. Nem tenho adjectivos de como conseguiu transmitir-nos toda a Loucura de Gasai Yuno, desde os momentos mais adoráveis, até aos momentos em que completamente entrava em modo "Batshit." Tal como a outra colaboradora desta review disse-me "Por fazer dêem mais trabalhos a esta mulher" eu não podia estar mais de acordo, não só sendo a mais novata nesta andanças, teve o papel mais difícil, e na minha opinião o mais importante screw Yukiteru. Falando em Yukiteru, este foi representado por Misuzu Togashi, mesmo sendo o personagem principal foi o que menos gostei, alternando de personalidade durante varias vezes durante toda a serie, no final o que resultou foi uma personagem fragmentada e um pouco irritante. O rol de Misuzu Togashi também não é vasto, participou antes noutras series como Nichijou, onde representou Mai Minakami e Maken-ki enquanto Azuki Shinatsu. Já o personagem Deus Ex Machina, é interpretado por um veterano, e digo-vos quem melhor para fazer de Deus do que Norio Wakamoto, este papel só veio provar o que há muito já desconfiava...

"O único Deus em que acredito"


Esteve bem ao nível a que nos habitou, de voz grave e imponente, tal como Deus Ex Machina é. Norio participou em inúmeras series de Anime, Videojogos e até Dramas. Hoje em dia é conhecido por interpretar M.Bison em Street Fighter, o pai de Lelouch e Imperador de Britannia em Code Geass e Oda Nobunaga em Sengoku Basara. Manami Honda representou Murmur a assistente de Deus Ex Machina,com surpresa também descobri que só representou antes na Serie Nichijou como Mihoshi Tachibana, e nem sequer esse foi um papel muito extenso em Nichijou. Esteve muito bem enquanto Murmur, adorei o seu dialecto de anciã adicionando o sufixo 'noja no final das suas frases, talvez para demonstrar ao espectador o quanto já viveu, mesmo tendo uma aparência de criança. Para Finalizar também vou referir o trabalho de Mai Aizawa que antes só interpretou o papel de Minene  (Ninth) o nono proprietário de um Mirai Nikki  além de Yuno e Yukiteru, foi quem mais teve impacto em toda a historia, gostei também muito do seu trabalho, a meu ver foi a personagem mais "Humana" em toda a serie. Tenho a certeza que tanto Tomosa Murata como Mai Aizawa terão mais papeis daqui para a frente pela prestação de como actuam em Mirai Nikki. Como já devem também ter notado todas os Seiyuu que participaram em Nichijou participaram em Mirai Nikki, e estas duas obras não podiam ser mais diferentes uma da outra. Assim que tendo em conta globalmente todos os Seiyuu 9/10 nesta área 

Animação

Mirai Nikki foi produzido pelo estúdio de animação Asread, muito pouco conhecido realmente, mas neste estúdio as obras falam por si. Nomes soantes como Code Geass (ambas as seasons), Birdy the Mighty e Darker than Black: Ryusei no gemini, são alguns dos exemplos do que podem encontrar. Com Mirai Nikki infelizmente a animação não esteve ao nível das mencionadas acima, talvez o budget não fosse muito extenso, ou porque Mirai Nikki teve a colaboração de um sem fim de estúdios de animação. Asread só financiou a serie. Tivemos uns bons Production I.G outros razoáveis como Studio Fantasia...

 



outros medíocres como Xingyue Animation(estúdio de animação chinês) o que aconteceu!? isto

"Me and Ninth? oh we're BFF!"






Como podem ver toda a animação de Mirai Nikki é um rollercoaster, umas vezes bem trabalhada, outras vezes blocky e rushed, o que é uma pena. Também gostei do efeito CG de Deus Ex Machina, normalmente odeio este tipo de animação, mas conseguiram implementa-la muito bem dando um efeito cell shading, que passou quase despercebido O resto do uso de CG não foi tão bem conseguido, desde casas a veículos.


Globalmente em termos de Animação 7/10

Música

Bem eu antes de ouvir o OST com atenção só me lembrava dos pianos, ou seja, isto (7th ;_;) basicamente mas depois, para escrever uma review em condições acerca da música resolvi ir pesquisar... HOLY SHIET! Eu não ouvi nada disto durante a série! Que mindfuck! Tantas excelentes “battle themes” e creepy shit! Talvez eu estivesse mais preocupada com as maluquices da Yuno e não prestei atenção ao OST mas agora estou feliz por ter “encontrado” este OST. Claro que temos happy songs como esta para as raras happy scenes mas em geral é muito dark e adequa-se bem ao anime. Katou Tatsuya, I salute you!

Passando para outro tema, vamos falar da 1º OP – Kuusou Mesorogiwi de Yousei Teikoku. Tenho a dizer que esta é uma das melhores e mais fitting Ops que já vi em qualquer anime. A voz da Yui que é assim meio cute cria um excelente contraste com os pesados instrumentais que é basicamente o que a Yuno é, uma cute psycho. A animação está cheia de spoilers e simbolismos e está perfeitamente sincronizada com a música.

O 1º ED, Blood Teller de Faylan, é um pouco do habitual que estamos acostumados, facto interessante é que temos um olhar das vidas passadas de todos os participantes deste jogo mortal, a forma como vão desaparecendo pode querer dizer que as suas vidas passadas nunca mais serão mas mesmas, ou o simples facto de que vão sendo eliminados pelos outros participantes.

Depois do excelente 1º OP eu estava à espera que a 2ª OP fosse tão boa quanto a outra... How wrong I was. A 2º OP , Dead End de Faylan contem Engrish desnecessário (MATHER OF GAWD), certas partes da animação foram reutilizadas e está tudo azul e enquanto a outra tem muitos simbolismos esta só tem spoilers e o 12th a fazer uma pelvic thrust, que é a melhor parte desta OP.

No entanto a 2ª ED é muito melhor que a outra mas mesmo assim não é nada de especial. Chama-se Filament e é dos Yousei Teikoku. Tem o seu elemento creepy que está presente em toda a série mas por alguma razão a voz da Yui (vocalista dos Yousei Teikoku) não se adequa a esta canção e faz com que se torne algo vulgar e fica demasiado calma para este anime. No entanto a animação está muito bem sincronizada com a música e ainda mostra um bocado do passado da Yuno e também coisa que apenas mencionaram no anime.

Overall dou à musica um 9/10 porque o OST e a 1ª OP são awesome-tiers.

Conclusão

"Ana Justo"  A minha opinião acerca de Mirai Nikki em geral é que apesar da shitty quality animation e do quão absurdo algumas coisas são, tipo meterem time travel à conversa, MN tem personagens muito boas, um conceito interessante e ao contrário de muitos outros eu gostei do final especialmente porque o Yukki foi o único que ficou lixado.

"Bruno reis"  Mirai Nikki, é um muito bom exemplo de que é possível fazer um serie interessante misturando vários géneros tais como Thriller/Terror/Acção e sci fi. Se bem que Por vezes estes elementos estiveram um pouco fora de sitio, mas nem por isso deixou de ser uma das series que mais desfrutei e acompanhei com interesse deste últimos anos. Adorei como durante toda a serie o clima de tensão foi sempre uma constante, desde os inúmeros e improváveis plot twists cliffhangers, planos fotograficos simbolicos e inteligentes, até mesmo nos "previews" o misterio pairava no ar...tinhamos indicação do titulo do proximo episodio, e uma fita de uma cassete que andava de frente para traz, contribuindo ainda mais para o clima de inquietação e misterio já referido acima, lá mais para o fim a menina Murmur vai pregar-nos uma partida. só é pena para o fim tenha seguido para um rumo mais comercial e previsível mas nem por isso deixa de ser um must para todos os fãs de anime como Death note o Deadman Wonderland, focada para um público adulto, não só pela violencia, mas também por alguns temas e conceitos.

And with this we bid you good day.

"Yuno is watching yooou..."

Serie Composta por 26 Episódios


2 comentários:

  1. legal esse blog, quer parceria com o meu?
    arquivosdamikaru.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. antes de mais Obrigado pelo comentário, tanto eu como a Ana Justo ficamos muito contentes. lamento mas por agora vamos ficar só nós os dois responsáveis pelo Blog.

      cumprimentos

      Bruno Reis

      Eliminar