domingo, 1 de abril de 2012

Review: Persona 4: The Animation

 "Persona 4 regressa em força! tanto que volta a colocar a Franchise no Mapa"

Sinopse - Baseado no videojogo Persona 4 para a Playstation 2. Persona 4 começa com a chegada de Narukami Yuu à fictícia cidade rural de Inaba onde terá de viver por um ano com o seu tio. Após a chegada de Narukami, misteriosos assassinatos ocorrem na cidade. Este acaba por descobrir que estes misteriosos assassinatos estão relacionados com o misterioso mundo dentro da TV conhecido como Mayonaka TV. Narukami e seus amigos começam a investigar a Mayonaka TV e obtêm um misterioso poder chamado “Persona” permitindo explorarem a Mayonaka TV e encontrem o assassino.

Opinião Pessoal - Persona 4 The Animation apresenta um enredo um pouco linear mas muito interessante, personagens bem elaboradas, complexas e relacionáveis. O anime também soube balancear a história com um grande sentido de humor. No entanto, Persona 4 The Animation teve a tendência em acelerar algumas coisas que considero importantes para a história/personagens e noutros menos importantes "arrasta-los" o que pode deixar o espectador confuso ao que exactamente está acontecendo. Este é um grande problema em series baseadas noutras plataformas como videojogos, em que já conhecemos a história e personagens, e temos grandes expectativas da adaptação, mas deixem que vos diga que Persona 4 The Animation não desapontou. O único reparo que dou a serie, é que devia ser arranjado mais espaço para o desenvolvimento de personagens, a história segue a risca o videojogo e não falhou em nenhum ponto.

Pick your fetish! Na realidade esta parte no videojogo é bem melhor..

Plot - O Flow de Persona 4 The Animation é dividido, em duas partes a primeira, embora também tenha impacto na história, dá mais relevo aos personagens. Através da conquista dos seus Shadows (que mais tarde emergem como Persona) vamos descobrindo melhor as suas personalidades. A Segunda é sobretudo focada na história até a sua conclusão.

Personagens - Para mim o Ponto mais alto de Persona 4 The Animation, são as personagens todas muito carismáticas com os seus pontos altos bem definidos, que se tornam mais ricas com a interacção umas com as outras, passo dar-lhes a conhecer um pouco de cada uma delas. O protagonista Narukami Yuu, conhecido pelo seu sarcasmo, grande sentido de dever e indiferença( quem disse que personagens assim são más? he's amazing!!).Yosuke, filho do proprietário da Junes(grande cadeia comercial), devido á morte de uma amiga sua, conhece Narukami e rapidamente se tornam grandes amigos, talvez até o amigo que Narukami mais confia. É uma pessoa fiel, mas também muito mulherengo. Chie Satonaka é uma jovem energética, com uma enorme paixão pelo Kung Fu(demonstrando por vezes em batalhas na Mayonaka TV) é normalmente amigável, mas quando se irrita, não estejam por perto. Yukiko, é uma rapariga elegante, introvertida, e grande amiga de Chie, a sua família é proprietária de uma estalagem de grande nome, e Yukiko trabalha arduamente para um dia ser digna proprietária desta mesma estalagem. Kanji, provavelmente o delinquente mais Tsundere de sempre, também extremamente confuso acerca da sua verdadeira identidade sexual. Kuma(ou Teddy se preferirem) uma criatura estranha com aspecto de urso. residente da Mayonaka TV, que se torna grande amigo do grupo e especialmente das raparigas. E Rise uma Ídolo, conhecia como Risette, já saturada de estar no centro das atenções. Mais tarde também se juntará ao grupo um Detective famoso chamado Naoto. Estas são por alto algumas das características que o grupo principal de Persona 4 The Animation apresenta, quando assistirem a serie decerto encontram mais características, eu só não quis estragar certas surpresas...  

Narukami em toda a sua Glória.


Aspectos Técnicos -  Toda a principal OST, desde OP, ED a Insert Songs é cantada em Inglês, e quando digo inglês não me referido a "engrish". O que deu Persona 4 The Animation, um estilo muito próprio, e uma direcção mais "adolescente". Já a música ambiental teve vários estilos como o rock ou Jazz. Passo em seguida, ao grupo de Seiyuu, que nos trouxe esta serie, todos mais que veteranos nesta andanças. Começamos com Narukami representado por Daisuke Namikawa, que curiosamente também representou outras personagens de poucas emoções, falo de Ulquiorra de Bleach e Vongola Primo de Katekyoushi Hitman Reborn!. Yui Horie que representou Chie, não só tem uma vasta experiência como Seiyuu tendo interpretado papeis em Fairy Tail, como Charle e Toradora como Minori, mas também actuou em vários openings/endings de diversas series como Bakemonogatari, Dragon Crisis! e Toradora! Yosuke foi interpretado por Shoutaro Morikubo , já um grande nome nesta industria no seu rol estão personagens bem conhecidas como Shikamaru de Naruto, e Orphen, de Sorcerous Stabber Orphen. Continuamos como Ami Koshimizu que deu a voz a Yukiko no seu reportório contam papeis como o de Kallen de Code Geass e Rosa Ushiromiya de Umineko no Naku Koro Ni. Rie Kugimiya outro grande nome no panorama das Seiyuu interpretou Rise, que por caso só notei num certo Episódio em que fica bêbeda, ai sim começa a sair a Rie que todos conhecemos. Kappei Yamaguchi, que interpretou o Kuma, também apresenta um vasto leque de actuações tais como em Inuyasha como Inuyasha, Death Note como L e One Piece como Usopp.
Tomokazu Seki teve a tarefa de dar voz ao Delinquente mais incerto e Tsundere de sempre, interpretou antes papeis em series de grande sucesso como Captain Tsubasa 2002 representando Tsubasa em adulto e Fate Zero representando Archer. Para Finalizar temos Naoto, interpretada por Romi Park, uma das minhas Seiyuu favoritas, conta no seu rol de actuações series como Bleach onde representou Hitsugaya, Deadman Wonderland como Ganta e Fullmetal Alchemist como Edward Elric. como podem ver relação a Seiyuu, Persona 4 the Animation, não foi deixado em mãos alheias!
O estudio de Animação que esteve a cargo foi o não muito conhecido AIC A.S.T.A, também contou com a colaboração de terceiros como Brains base, A-line e Silver link, o que por vezes aconteceu isto que passo a mostrar abaixo na imagem: 

por vezes a colaboração entre estudios pode ser algo negativo.



Ao longo da serie especialmente perto do final, notei uma animação mais apressada, no entanto a maioria é consistente. O que o estúdio de Animação consegui reproduzir e muito bem foi a nível de grafismo, onde o amarelo impera, a cor predominante de Persona 4, além de estar predominante no mundo de Manoyaka TV, tos os personagem tem algo de amarelo nas suas roupas, ainda voltando a falar a nivel de grafismo, adorei como o pace dos dias passava através de um calendário, e os Eye Catch em que mostram um menu com a evolução de Narukami, tal e qual como no videojogo, assim para finalizar no capitulo de animação, gostei como a produção consegui transmitir o feel videojogo em toda a serie

Aqui esta o Eyectach que vos falei acima,Narukami...you've been grinding..

Toda a serie foi vista Parcialmente em duas Fansubs #Doki e #Commie, a primeira só nos trouxe os episódios um a seis, a segunda o resto da serie, ambas de grande qualidade, Achei curioso a #Commie, usar um estilo mais adolescente, em algumas situações através do uso de expressões como I Pity the fool, ou Facepalm. Normalmente prefiro que as fansubs sejam mais profissionais, mas como todo o grupo de Persona 4 The Animation é constituído por adolescentes até achei piada.



Conclusão - Embora Persona 4 The Animation, seja uma serie perfeitamente compreensível para quem nunca jogou o videojogo, eu penso que os que vão verdadeiramente apreciar e assimilar toda a obra são os fãs do videojogo e da produtora Altus, existem uns quantos Easter eggs para os mais atentos, como um caso de um certo ringtone. Esta também é uma excelente oportunidade para entrarem no universo de Persona, tanto que o sucesso deste projecto levou a um Remake de Persona 4 para a consola portátil da Sony, PSvita, agora chamado de Persona 4 The Golden, e Persona 4 Arena, um jogo de luta para as consolas caseiras PS3 e Xbox 360, dos mesmos produtores de Guilty Gear e Blazbue. Contem ainda com uma OVA que vai ter lançamento este verão e contará o verdadeiro final. Como podem ver razões mais que suficientes para colocarem os vossos óculos, e entrarem no mundo da Mayonaka TV.


Tudo Aponta para que Persona 4 the Golden seja a minha entrada na PSvita


Serie Composta por 25 Episódios


Sem comentários:

Enviar um comentário